Com o risco de dizer o óbvio, vou afirmar o clichê de que "Não sabemos o que não sabemos" ao avaliar as chances de falhas automotivas. Vou aplicar isso ao caso dos parafusos da tampa da corrente de distribuição com defeito. Esta é uma história diferente daquela sobre os rolamentos IMS mal projetados nos Boxster/Cayman/911s. O que não sabemos é como a Porsche obteve essas peças. Foram todas compradas de uma vez, ou conforme a necessidade? Por que isso é importante para estimar a chance de falha (além da chance de que alguns dos parafusos possam ter sido apertados demais na linha de montagem)? É porque eles podem, sem saber, ter usado uma série de parafusos/parafusos mal fabricados.
A Porsche em si não fabrica todas as peças que usa para construir seus automóveis. Ela depende de fornecedores externos para fabricar coisas (por exemplo, airbags, etc.), como fazem todos os fabricantes de automóveis. Se houver uma série de peças de baixa qualidade fornecidas a eles, os defeitos podem não ser detectados até que sejam incorporados em automóveis que já estão na estrada. Quão difícil é visualizar um simples parafuso ou rosca e dizer se ele está com defeito? Mesmo que uma amostra deles seja submetida a testes de tração, etc., esses testes podem não ser monitorados continuamente, especialmente se esses componentes simples forem fornecidos em lotes conforme a necessidade.
Esta é, então, a verdadeira fonte de incerteza de falha que é difícil de avaliar. Deixe-me dar um exemplo pessoal disso. Eu tinha um lindo 911 Carrera 3.2 de 1988 (Guards Red com cauda de baleia, é claro!). Eu o tive por anos e ele funcionou perfeitamente. Um dia, quase queimei minha garagem e minha casa por causa disso. Eu o liguei e senti um forte cheiro de combustível. Abri a tampa do motor e a gasolina estava saindo do motor. Empurrei o carro para fora da garagem o mais rápido que pude. A parte pressurizada principal da mangueira de combustível flexível havia se rompido. Nenhum aviso prévio. Quando comecei a pesquisar a possível causa dessa falha, descobri que, de todos os Carreras dessa época, as únicas falhas desse tipo estavam ocorrendo nos MEUS carros de 1988. Isso não ocorreu até que os carros tivessem uma certa idade e não foi registrado em nenhuma base significativa em carros fabricados antes de MEU 1988 ou depois. O problema? A Porsche, sem saber, havia usado um lote defeituoso de mangueiras de combustível flexíveis apenas naquele ano modelo, sujeito a falha prematura no futuro.
A moral da história é que você paga seu dinheiro e aproveita suas chances nesta vida. Nada é garantido (exceto a morte e os impostos).